Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Curso de fotografia criativa : Olhar consciente

ministrado por marian pessah



Início: terça-feira, 12 de maio.
Duração : 8 encontros.
Horário : 19.00 as 21.00 horas.

Para mais informações comunicar-se através do e-mail
marianapessah@yahoo.com.br e pelos telefones 3333-3538 9239-1891.

Para conhecer mais sobre o trabalho, visite
http://www.flickr.com/photos/marianapessah/


Olhar consciente – curso de fotografia criativa

Hoje em dia muitas pessoas possuem câmeras fotográficas mas isto não significa que saibam olhar. Poderíamos fazer um paralelo com o fato das pessoas saberem escrever, essa qualidade não as torna poetas. A fotografia é uma linguagem visual, um dos objetivos do curso é aprender a reconhecer o espaço tridimensional, para assim poder fotografá-lo e levá-lo a duas dimensões. Também prestar atenção no ângulo de visão e na luz, fará diferença na hora de obter resultados, assim como aprender a cortar e decidir o que mostrar dentro da fotografia.
No curso serão trabalhadas as noções básicas de fotografia a partir da ótica da criatividade e se realizarão exercícios para chegar ao objetivo acima mencionado.
Também está planejada uma saída do grupo para fotografar.

sobre a fotógrafa.
marian pessah nasce em Buenos Aires em 1968.
Na adolescência começa a estudar fotografia e com o tempo irá se especializando em foto-jornalismo.
No ano 89 é selecionada pelo seu trabalho sobre os bares portenhos, para realizar um work-shop sobre Reportagem Gráfica. Essa oficina esteve a cargo de importantes fotógraf@s da reportagem gráfica mundial, como Sebastião Salgado, Mark Busell (editor fotográfico do New York Times), Susan Meisellas (da agência Magnum), entre outr@s.
Em 1990 ganha uma bolsa de estudos para Hadassah College of Technology de Jerusalém e viaja a Israel. Embora seu objetivo principal fosse aprofundar seus estudos em fotografia, não limita seu aprendizado às quatro paredes da Instituição e aproveita a oportunidade para sair às ruas e fotografar os conflitos quotidianos que ocorrem no país do oriente médio, incluindo a sua convivência com a guerra do Golfo.

Ao longo da sua vida, marian trabalhou em diversas áreas – colaborando com importantes jornais e revistas, fazendo fotografias em eventos, teatro, books para atrizes, atores, modelos e durante um longo período como laboratorista de fotos preto e branco. A partir do regresso de Israel, em 1993, também passa a dar aulas de fotografia.
No ano 2001 decide dar uma nova virada em sua vida e se instala na cidade de Porto Alegre.

Na sua carreira fotográfica, trabalha simultaneamente dois grandes temas, com muita profundidade e persistência: A realidade social e formas na natureza. O primeiro tema é visto por ela como um olhar para fora, o seu foco é a denúncia, a participação e as lutas sociais.
No segundo, formas na natureza, trabalha uma visão mais intimista; é a linguagem dos símbolos e do inconsciente. Assim como Clarice Lispector gostava de dizer que costurava para dentro, ela gosta de dizer que fotografa para dentro.

Um comentário:

Jasanf disse...

Amei a foto da árvore com raiz que encontra-se em teu blogger. Gostaria de saber se você me autorizaria a publicar em algum texto meu esta imagem. E outra coisa, ja virei teu seguidor. Abraço,
Jasanf.